Patagônia: O fim do mundo é aqui!
A primavera e o verão são os melhores períodos para viajar aos confins da América do Sul e explorar uma região onde a natureza se impõe, hipnotiza e encanta qualquer visitante.
A Patagônia sempre ocupou um lugar especial na mente daqueles que gostam de grandes viagens. Desde o século 15, quando Fernão de Magalhães ousou navegar pelos confins da América do Sul, descobrindo homens e animais diferentes de tudo que existia no resto do planeta, a região ganhou uma aura de mistério e romantismo. A paisagem exótica e desoladora, somada ao clima rigoroso, sujeito a tempestades e ventos constantes, fez da região uma quase obsessão para os grandes viajantes do passado.
A Patagônia equivale a um terço dos territórios de Argentina e Chile. Vai do Rio Colorado, no limite norte, até o Cabo de Hornos, o último traço de terra do continente, já no extremo sul da Terra do Fogo. Nessa vastidão, as paisagens alternam desertos, bosques, vulcões, lagos, geleiras e grandes montanhas da Cordilheira dos Andes. Nos mapas do turismo, a Patagônia entrou de vez a partir da década de 1960, com a abertura de estradas e dos aeroportos em El Calafate e Ushuaia, na Argentina, e em Punta Arenas, no Chile – as principais cidades e pontos de partida para as melhores atrações da chamada Patagônia Austral.
Viajar para lá, desde então, ficou bem mais fácil. Muito antes disso, no entanto, Chile e Argentina já tinham reconhecido a necessidade de preservar a natureza desse lugar único. O Parque Nacional Nahuel Huapi, nas redondezas de Bariloche, criado em 1922, foi o primeiro da América do Sul. O Parque Nacional Los Glaciares, próximo a El Calafate, foi criado em 1981 e abriga o mais famoso glaciar do planeta, o Perito Moreno, além do Cerro Fitz Roy, point dos amantes do trekking em alta montanha.
No Chile, o Parque Nacional Torres del Paine, datado de 1959, virou uma espécie de símbolo do país. O explorador argentino Francisco “El Perito” Moreno (1852-1919), escreveu no seu diário de bordo em 1877: “Visitei de novo a Patagônia, sempre levado pelos mesmos propósitos: conhecer esses territórios até os últimos rincões e convencer, com provas irrecusáveis aos incrédulos e aos apáticos, a grandeza dessa região”.
Fonte: Viaje Mais
Artigos mais recentes e novos
Ásia - Catar: Curiosidades sobre Qatar - País sede Copa do Mundo 2022
Curiosidades sobre Catar - País sede da Copa 2022
Saiba algumas curiosidades do país Catar que será sede da Copa 2022
{FOTO}
Catar fica localizado no continente Asiático.
A capital de Catar é Doha.
Mais de 90% da população vive na capital.
A cidade mais populosa do país é Doha.
Catar tem uma extensão territorial de 4.468 mi²
A...
Ásia - Catar: Lugares para conhecer em Catar
Lugares para visitar em Catar
Catar está localizado no continente asiático. O país conta com diversos lugares para visitar.
Conheça os principais locais para conhecer em Catar:
Doha
A capital do país é um destino procurado pelos turistas. Doha ou Doa é a cidade mais populosa do Catar.
Doha está localizada na costa do Golfo Pérsico,...
Ásia - Catar: A Copa do Mundo 2022 será em Catar - Saiba as principais curiosidades de Catar
Copa do Mundo 2022 em Qatar - Catar
A Copa do Mundo FIFA de 2022 será em Qatar entre 21 de novembro a 18 de dezembro. Serão 32 países/equipes participantes.
Essa Copa em Catar será a vigésima segunda edição desse grande evento mundial.
Saiba mais sobre Catar, o país que será sede da Copa...
África - África do Sul: Maior Bungee Jump de ponte do Mundo
Maior Bungee Jump de ponte do Mundo
Você teria coragem de saltar de um bungee jump com 216 metros de altura?
O mais alto bungee jump de ponte do mundo fica na África do Sul na cidade de Storms River. A ponte chama-se Bloukrans Bridge.
Na verdade, o maior bungee jump do mundo fica...
América do Norte - Estados Unidos: Como conseguir cupons de descontos para compras e restaurantes em Orlando
Com o dólar em alta o brasileiro tem que avaliar muito bem o que é necessário trazer na mala e aquele desconto extra acaba valendo muito, por isso selecionamos vários tipos de cupons que você pode usar em Orlando tanto para lojas quanto restaurantes, pois economizar (ainda mais em dólar) faz...
América do Norte - Estados Unidos: Dicas para economizar nas compras nos Estados Unidos Miami e Orlando
Com o dólar nas alturas temos que ver o que realmente vale a pena comprar nos Estados Unidos, pois tem coisa que não é vantagem comprar lá se a diferença dor pequena, pois você tem o trabalho de carregar na mala e estará pagando à vista. Comprando no Brasil você pode...
Informações sobre os Países
Encontre várias informações, desde o menor país até o maior país, como: Economia do País, Bandeira, Mapa, Capital, Cultura, Turismo, População, Moeda, Geografia, Idioma e Religião.