O significado do muro de Berlim
O muro de Berlim, construído em 1961 para consagrar a separação entre as duas Alemanhas – Oriental e Ocidental – e também entre duas Europas, foi demolido em novembro de 1989. Pouco tempo depois, em outubro de 1990, era oficializada a reunificação alemã. Esse foi um importante acontecimento histórico, pois o muro de Berlim era o grande símbolo da oposição entre o capitalismo e o socialismo, entre a área de influência norte-americana e a área de influência soviética. É por isso que normalmente se afirma que 1989 foi o ano-chave da crise do socialismo e das economias planificadas. A queda do muro de Berlim, em 1989, foi um momento decisivo nas transformações que ocorreram no mapa-mundi no final do século XX.
O muro de Berlim foi construído em 1961 pelas autoridades alemãs-orientais e soviéticas, que temiam a comparação entre a parte leste de Berlim e a parte oeste, que estava sob proteção de tropas norte-americanas, francesas e britânicas. Milhares de pessoas tentavam a cada ano abandonar a parte leste da cidade e se fixar em Berlim ocidental. O muro impediu isso. Famílias ficaram divididas, de um dia para o outro, as pessoas ficaram sem contato com os parentes que ficaram do outro lado do muro.
Durante quase trinta anos essa divisão da cidade em duas partes, com regimes políticos e formas de economia diferentes, foi uma rotina. Mas em 1989 pessoas de ambos os lados, dirigiu-se a esse muro e demoliu. As tropas soviéticas e alemãs-orientais nada fizeram para impedir a demolição, pois já estava ocorrendo uma crise do socialismo e da economia planificada.
A União Soviética, em 1989, vivia uma crise econômica e política, vendo-se obrigada e gradativamente deixar de lado sua posição como superpotência e, diminuir seus gastos militares para manter os regimes do Leste europeu. Quando os povos do Leste, especialmente de Berlim oriental, perceberam que as tropas soviéticas não mais iriam intervir nos seus países, que não mais impediram manifestações populares contra o regime, saíram às ruas e organizaram grandes manifestações a favor de mudanças. Uma delas, talvez a mais importante, foi essa manifestação contra o muro de Berlim, que levou à sua demolição.
Por outro lado, nas últimas décadas, a Europa ocidental alcançou um notável desenvolvimento que a tirou da condição relativa periferia dos Estados Unidos. Desde os anos 80, tanto a Europa ocidental como o Japão passaram a ser vistos como dois novos centros mundialmente importantes e competitivos, outros pólos ou centros de poder do mundo capitalista.
O padrão de vida e o consumo se elevaram bastante na Europa ocidental desde os anos 70. o que aumentou as diferenças que já existiam em relação ao Leste europeu.
Os povos do Leste europeu sonhavam com o padrão de vida e o consumo da parte ocidental do continente europeu, mais foi um sonho reprimido até os anos 80. Com a crise do socialismo e em especial com o enfraquecimento da superpotência que comandava esse bloco, saíram às ruas exigindo mudanças, aspirando a uma situação semelhante à da outra parte do continente. A queda do muro de Berlim, a reunificação da Alemanha e as grandes mudanças políticas e econômicas que vêm ocorrendo na Europa oriental desde os anos 90 resultam de um conjunto de reivindicações, sobretudo políticas, que remontam às primeiras intervenções militares soviéticos em territórios de alguns desses países em meados da década de 1950.
Fonte: livro Geografia Crítica
Artigos mais recentes e novos
Ásia - Catar: Curiosidades sobre Qatar - País sede Copa do Mundo 2022
Curiosidades sobre Catar - País sede da Copa 2022
Saiba algumas curiosidades do país Catar que será sede da Copa 2022
{FOTO}
Catar fica localizado no continente Asiático.
A capital de Catar é Doha.
Mais de 90% da população vive na capital.
A cidade mais populosa do país é Doha.
Catar tem uma extensão territorial de 4.468 mi²
A...
Ásia - Catar: Lugares para conhecer em Catar
Lugares para visitar em Catar
Catar está localizado no continente asiático. O país conta com diversos lugares para visitar.
Conheça os principais locais para conhecer em Catar:
Doha
A capital do país é um destino procurado pelos turistas. Doha ou Doa é a cidade mais populosa do Catar.
Doha está localizada na costa do Golfo Pérsico,...
Ásia - Catar: A Copa do Mundo 2022 será em Catar - Saiba as principais curiosidades de Catar
Copa do Mundo 2022 em Qatar - Catar
A Copa do Mundo FIFA de 2022 será em Qatar entre 21 de novembro a 18 de dezembro. Serão 32 países/equipes participantes.
Essa Copa em Catar será a vigésima segunda edição desse grande evento mundial.
Saiba mais sobre Catar, o país que será sede da Copa...
África - África do Sul: Maior Bungee Jump de ponte do Mundo
Maior Bungee Jump de ponte do Mundo
Você teria coragem de saltar de um bungee jump com 216 metros de altura?
O mais alto bungee jump de ponte do mundo fica na África do Sul na cidade de Storms River. A ponte chama-se Bloukrans Bridge.
Na verdade, o maior bungee jump do mundo fica...
América do Norte - Estados Unidos: Como conseguir cupons de descontos para compras e restaurantes em Orlando
Com o dólar em alta o brasileiro tem que avaliar muito bem o que é necessário trazer na mala e aquele desconto extra acaba valendo muito, por isso selecionamos vários tipos de cupons que você pode usar em Orlando tanto para lojas quanto restaurantes, pois economizar (ainda mais em dólar) faz...
América do Norte - Estados Unidos: Dicas para economizar nas compras nos Estados Unidos Miami e Orlando
Com o dólar nas alturas temos que ver o que realmente vale a pena comprar nos Estados Unidos, pois tem coisa que não é vantagem comprar lá se a diferença dor pequena, pois você tem o trabalho de carregar na mala e estará pagando à vista. Comprando no Brasil você pode...
Informações sobre os Países
Encontre várias informações, desde o menor país até o maior país, como: Economia do País, Bandeira, Mapa, Capital, Cultura, Turismo, População, Moeda, Geografia, Idioma e Religião.