Países da Europa, Geografia, França, Viagens, População, Moeda, Idioma, Cultura do País, Turismo, Economia
Pesquisa personalizada

França

França: direitos do homem e do cidadão - País da Europa


Países » Europa » França » França: direitos do homem e do cidadão



França: direitos do homem e do cidadão

Os representantes do povo francês, reunidos em Assembléia Nacional, considerando que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos governos, resolveram expor, em uma declaração solene, os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que essa declaração, constantemente presente junto a todos os membros do corpo social, lembre-lhes permanentemente seus direitos e deveres; a fim de que os atos do poder legislativo e do poder executivo, podendo ser, a todo instante, comparados ao objetivo de qualquer instituição política, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as reivindicações dos cidadãos, doravante fundadas em princípios simples e incontestáveis, estejam sempre voltadas para a preservação da Constituição e para a felicidade geral.

Em razão disso, a Assembléia Nacional reconhece e declara, na presença e sob a égide do Ser Supremo, os seguintes direitos do homem e do cidadão:

Art.1.º - Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter como fundamento a utilidade comum.

Art. 2.º - A finalidade de toda associação política é a preservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a prosperidade, a segurança e a resistência à opressão.

Art. 3.º - O princípio de toda a soberania reside, essencialmente, na nação. Nenhuma operação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.

Art. 4.º - A liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites só podem ser determinados pela lei.

Art. 5.º - A lei não proíbe senão as ações nocivas à sociedade. Tudo o que não é vedado pela lei não pode ser obstado e ninguém pode ser constrangido a fazer o que ela não ordene.

Art. 6.º - A lei é a expressão da vontade geral. Todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou através de mandatários, para a sua formação. Ela deve ser a mesma para todos, seja para proteger, seja para punir. Todos os cidadãos são iguais a seus olhos e igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo a sua capacidade e sem outra distinção que não seja a das suas virtudes e dos seus talentos.

Art. 7.º - Ninguém pode ser acusado, preso ou detido senão nos casos determinados pela lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrárias devem ser punidos; mas qualquer cidadão convocado ou detido em virtude da lei deve obedecer imediatamente, caso contrário torna-se culpado de resistência.

Art. 8.º - A lei só deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessárias e ninguém pode ser punido senão por força de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada.

Art. 9.º - Todo acusado é considerado inocente até ser declarado culpado e, caso seja considerado indispensável prendê-lo, todo o rigor desnecessário à guarda da sua pessoa deverá ser severamente reprimido pela lei.

Art. 10.º - Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, incluindo opiniões religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública estabelecida pela lei.

Art. 11.º - A livre comunicação das idéias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem; todo cidadão pode, portanto, falar, escrever,imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos dessa liberdade nos termos previstos na lei.

Art. 12.º - A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de uma força pública; essa força é portanto instituída para benefício de todos, e não para utilidade particular daqueles a quem é confiada.

Art. 13.º - Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração é indispensável uma contribuição comum que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.

Art. 14.º - Todos os cidadãos têm direito de verificar, por si mesmos ou pelos seus representantes, a necessidade da contribuição pública, de consenti-la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartição, a coleta, a cobrança e a duração.

Art. 15.º - A sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração.

Art. 16.º - A sociedade em que não esteja assegurada a garantia dos direitos nem estabelecida a separação dos poderes não tem Constituição.

Art. 17.º - Como a propriedade é um direito inviolável e sagrado, ninguém dela pode ser privado, a não ser quando a necessidade pública legalmente comprovada o exigir e sob condição de justa e prévia indenização.

Fonte: france.org.br



Artigos mais recentes e novos

Ásia - Catar: Curiosidades sobre Qatar - País sede Copa do Mundo 2022
Curiosidades sobre Catar - País sede da Copa 2022 Saiba algumas curiosidades do país Catar que será sede da Copa 2022 {FOTO} Catar fica localizado no continente Asiático. A capital de Catar é Doha. Mais de 90% da população vive na capital. A cidade mais populosa do país é Doha. Catar tem uma extensão territorial de 4.468 mi² A...

Ásia - Catar: Lugares para conhecer em Catar
Lugares para visitar em Catar Catar está localizado no continente asiático. O país conta com diversos lugares para visitar. Conheça os principais locais para conhecer em Catar: Doha A capital do país é um destino procurado pelos turistas. Doha ou Doa é a cidade mais populosa do Catar. Doha está localizada na costa do Golfo Pérsico,...

Ásia - Catar: A Copa do Mundo 2022 será em Catar - Saiba as principais curiosidades de Catar
Copa do Mundo 2022 em Qatar - Catar A Copa do Mundo FIFA de 2022 será em Qatar entre 21 de novembro a 18 de dezembro. Serão 32 países/equipes participantes. Essa Copa em Catar será a vigésima segunda edição desse grande evento mundial. Saiba mais sobre Catar, o país que será sede da Copa...

África - África do Sul: Maior Bungee Jump de ponte do Mundo
Maior Bungee Jump de ponte do Mundo Você teria coragem de saltar de um bungee jump com 216 metros de altura? O mais alto bungee jump de ponte do mundo fica na África do Sul na cidade de Storms River. A ponte chama-se Bloukrans Bridge. Na verdade, o maior bungee jump do mundo fica...

América do Norte - Estados Unidos: Como conseguir cupons de descontos para compras e restaurantes em Orlando
Com o dólar em alta o brasileiro tem que avaliar muito bem o que é necessário trazer na mala e aquele desconto extra acaba valendo muito, por isso selecionamos vários tipos de cupons que você pode usar em Orlando tanto para lojas quanto restaurantes, pois economizar (ainda mais em dólar) faz...

América do Norte - Estados Unidos: Dicas para economizar nas compras nos Estados Unidos Miami e Orlando
Com o dólar nas alturas temos que ver o que realmente vale a pena comprar nos Estados Unidos, pois tem coisa que não é vantagem comprar lá se a diferença dor pequena, pois você tem o trabalho de carregar na mala e estará pagando à vista. Comprando no Brasil você pode...

Informações sobre os Países
Encontre várias informações, desde o menor país até o maior país, como: Economia do País, Bandeira, Mapa, Capital, Cultura, Turismo, População, Moeda, Geografia, Idioma e Religião.






Países - Não somos afiliados ao Google, ou qualquer outra instituição citada. Esse site pretende ajudar estudantes e usuários a encontrar informações (Cultura, Geografia, Bandeira, Hino, Mapa, Turismo, Economia, Moeda, Idioma, Religião e notícias) de todos os Países do Mundo. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Cursos Grátis
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
RSZ Sistemas